quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012




O carnaval que não acaba e Teatro Ouro Verde





carnaval aqui no Rio ainda está acontecendo. Começou antes mesmo do carnaval em sí e ainda perdura. Foram mais de 400 blocos de rua. Coisa de louco! Gente fantasiada por toda parte. No mínimo uma flor na cabeça. E eu também, lógico.
Não sou muito chegada em "pular carnaval" - apesar de dos 03 aos 17 anos não ter saído dos salões. Também era bem diferente. Mas gosto de observar as pessoas e suas fantasias (literalmente). Ouvi de um senhor há uns 3 dias: " Nancy, esse mundo não me pertence mais. Um bando de homem vestido de mulher. E são homens mesmo!" Dei risada.
Carnaval pra mim é muito teatral. E há historiadores, pesquisadores, que consideram as manisfestações "festas populares" ("o carnaval que existe há mais de 4.000 anos a.c.") como as primeiras manifestações do teatro.
Há também indícios que o Carnaval tenha se originado em rituais de orgia e festas pagãs. Em Roma, as raízes deste acontecimento estão ligadas a danças em homenagem ao Deus Pã e Baco, eram as chamadas Lupercais e Bacanais ou Dionísicas.
Já na Idade Média, existiam nos festejos de Carnaval os jogos e disfarces. Em Roma, desfiles de carros alegóricos e coisas como a briga de confetes pelas ruas. O baile de máscaras foi introduzido pelo papa Paulo II, no século XV, mas ganhou força e tradição no século seguinte, por causa do sucesso da Commedia dell'Arte. Existem as famosas máscaras de Veneza e Florença.

E falando de teatro, Londrina, Paraná (onde morei por 3 anos) perdeu o Teatro Ouro Verde. Antigo, inaugurado em 1952 como cinema e considerado um dos mais luxuosos do país na época (atualmente o teatro era patrimônio da Universidade de Londrina), foi destruído pelo fogo.
Não se sabe ainda direito o que aconteceu. Lamentável demais. Muitas saudades vão ficar. Saudades mesmo!






Quando ainda cinema



Nenhum comentário:

Postar um comentário