domingo, 21 de agosto de 2011



(Capa do Livro: Caixinha de Música, de Roseana Murray)



Tenho estado sumida daqui por falta total de tempo, pois finalmente estou prestes a concluir (o que na verdade é só o começo) um projeto que há tempos venho trazendo comigo: "Caixinha de Música".


Vinha musicando o livro de Roseana Murray (essa maravilhosa e premiadíssima escritora de literatura infantojuvenil) sozinha, até que depois de muitos desencontros, encontrei um parceiro que se encaixou perfeitamente no projeto: Juliano Dela Guerra (além de músico é arranjador e produtor musical).


Então, estamos enfim terminando o trabalho. Estou feliz demais, principalmente porque está ficando muito bom. Creio que nosso público irá gostar (infantojuvenil e porque não os grandinhos - já que em outras experiências eles curtiram muito).


E esse resultado poderá ser apreciado daqui exatamente um mês quando estaremos em Rio das Ostras (belíssima cidade da região dos lagos do Rio de Janeiro - fica perto de Cabo frio, Búzios). Onde faremos uma pequena temporada no Teatro Municipal da Fundação das Artes.



E desde já meus totais agradecimetos a Fundação e ao Marcus Lofrano.


Eu, além de cuidar das composições, juntamente com o Juliano, estou fazendo toda a produção (artística e executiva (no sentido da execução, realização....). E o show ficará por conta de minha voz, com o Juliano na guitarra, violão, baixo e backing vocal.


Abaixo algumas coisas que já foram ditas sobre o livro Caixinha de Música. Ah!, e em outubro estaremos na bela, linda, linda de doer (rsrsrsr) cidade de Saquarema - também região dos lagos. Com certeza vou dando o serviço por aqui.


E continua a Vendedora de Cigarros.... e com surpresa: figurino melhorado... tules novos... mais tules.....

Deixa eu correr... domingão chuvoso aqui no Rio. E tem Flamengo hoje! E tem meu Palmeiras (x São Paulo) ai aia ai (rsrsr).


Um beijo afetuoso para o grande Sócrates e para o deus grego Gianecchini (rsrsr - sorry, mas ué... a gente também tem o direito de apreciar né.... e ele é ator... e o que mais gosto nele, é sua busca de crescimento artístico e pessoal. É isto .... beijocas afetuosas e muita, muita saúde para vocês!).


Agora (enfim) algumas coisas ditas sobre “Caixinha de Música”


“... Se insere perfeitamente na melhor genealogia da poesia para crianças no Brasil, na linha de obras-primas como Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles, ou dos Poemas infantis, de Vinicius de Moraes. A sutilidade incorpórea das metáforas, a beleza cromática das imagens, o discreto humor e a musicalidade, sempre presente e nunca ostensiva, dão ao livro um poder encantatório que só poderá fazer a delícia dos seus pequenos leitores, e não somente deles, pois não haverá leitor sensível de poesia que não se aventure, nem que seja como por um saudoso mundo perdido, nas delicadas melodias dessa Caixinha de música, tecidas pela sensibilidade auroral de Roseana Murray ”

Alexei Bueno

(escritor, tradutor e roteirista. Como editor organizou para UNESCO, Academia Brasileira de Letras, ed. Nova Aguilar e ed. Lacerda obras clássicas literárias).


“Amém privilegiados e abençoados todos aqueles que podemos atravessar desertos e percorrer bosques com um alforje de sonhos poéticos, incrustados na rosácea de Roseana Murray”

Manoel de Barros


“A poesia de Roseana Murray é feita de transparências e delicadezas, como ela falasse para mostrar o silêncio. E assim a linguagem alcança a condição de pluma ou porcelana”

Ferreira Gullar


“Tinha plena razão Clarice Lispector e Walmir Ayala, quando disseram, do fundo de sua sabedoria poética, ser Roseana Murray uma imensa Poetisa...

Por onde começar a traçar uma resenha sobre a poesia dessa escritora, premiada, inclusive, pela Academia Brasileira de Letras, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e pela Associação Paulista dos Críticos de Arte...”


Prof. Dr. Latuf Isaias Mucci - Publicado na Revista Poiesis em 2007


“Penso que, uma das razões do grande sucesso de Roseana Murray, decorre do fato, da poeta, como poucos entre nós, ter encontrado um registro de linguagem que contempla o adulto e a criança. Aliás, seus poemas não são para crianças, nem para adulto, são só para gente. E belíssimos! Parabéns...


José Salgado Santos (Compositor-letrista, tem músicas gravadas por vários artistas como, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola, Zizi Possi, Amelinha, Elba Ramalho, Rosa Maria, Vital Farias. Em 1999, recebeu o Prêmio Jabuti. Tem vários livros editados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário