domingo, 11 de setembro de 2011



(Estou postando um poema "A Bailarina" , cujo acabei de conhecer... são tantos livros da Roseana. (Estou estreando Caixinha de Música - somente poemas deste livro). Então, além de achar o poema maravilhoso (me emocionou - em vários sentidos), faz parte de uma linda história - real.

Antes, o relato de uma professora de teatro que trabalha com jovens numa clínica de recuperação (postado no blog da Roseana, e que peço licença para colocar aqui).

É o poder da arte: teatro, poesia, etc., que a gente tanto duvida... ou não...


Olá Roseana:


Sou professora de teatro em uma clinica para dependentes químicos e lá trabalho com meninas de 11 a 17 anos, comecei esse trabalho com muito receio, pois são garotas que nunca tiveram contato com nem um tipo de arte ou educação, mas como venho desse meio também coloquei a armadura e fui para batalha diária. Roseana, no terceiro encontro eu fui surpreendida com uma das garotas, quando fiz a roda de conversa e perguntei se elas se lembravam de alguma manifestação artística que tenha passado pela sua vida, essa garota falou eu só lembro-me de um poema que li na 5ª série é assim... A bailarina... Roseana, quando olhei ela estava em posição e recitando seu poema com lagrimas nos olhos e orgulhosa por saber que a única coisa boa que ficou do seu ultimo encontro com a escola foi aprender o seu poema e no final ela falou a autora é Roseana Murray! Olha... Eu fiquei tão feliz e pensei! A autora precisa saber disso! Precisa saber que uma linda garota entre suas dificuldades de vicio de crack e problemas com a família tem no seu coração um poema lindo e forte como esse A bailarina! Obrigada por me permitir esta situação! Obrigada por me ajudar nessa guerra! Agora seus escritos fazem parte das minhas aulas, fazem parte da minha armadura!





A bailarina,
como frágil lamparina,
como pequeno colar,
faz do ar sua casa,
sua estrada pontilhada
de água.

Entre uma estrela e outra
a bailarina descansa.
Ali onde os humanos
não podem ir,
só os loucos, os loucos
e os que sabem
que com um desejo
se constrói um planeta.


Roseana Murray






Um comentário: