sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Parabéns para nós


16 de outubro. Quando eu era criança, neste dia eu não ía para escola. Era regra. A não ser, lógico, que tivesse prova. Neste dia eu queria passear. Saía sozinha e geralmente na esquina tomava um banho de ovos. Voltava pra casa, tomava banho, me perfurmava toda, pois odeio cheiro de ovo, mas ao tentar sair novamente, era tomada por mais uma dúzia deles.

Não sei direito o que farei hoje. Ainda sou aquela mesma menina que só tem vontade de passear neste dia. Isto não mudou, mas outras coisas mudaram..... acho que faz parte, um dia também sonhei ser adulta.

Há muitos anos atrás, li no livro "Fernanda Montenegro Em o Exercício da Paixão", que ela, Fernanda, havia nascido em 16/10/1929. Então, sempre no dia do meu aniversário lembro dela. Numa ocasião, também já faz alguns anos, quando Fernanda Fazia leituras no espaço Banco do Brasil, e eu estava presente, ao término, ela desceu do palco e ficou conversando com algumas pessoas.


Eu já tinha participado de um encontro com essa grande atriz. Havia assistido algumas peças com ela. Mas estar tão próxima, e ela tão descontraída, risonha.... fez com que minhas pernas ficassem bambas, eu trêmula, enfim... me aproximei; disse algo e ela segurou minha mão. Aí (risos), soltei essa: "em todos seus aniversários lhe dou parabéns" (ela me olhou, ainda sorrindo, com um certo espanto e curiosodade)....continuei... "é que é dia também do meu aniversário".... (depois me senti a pessoa mais idiota do mundo), mas Fernanda Montenegro (Arlette Pinheiro Esteves da Silva), com sua tamanha grandeza e generosidade, me disse palavras lindas e pediu para que eu continuasse a me lembrar dela neste dia. Imagina não tenho como esquecer mesmo!

Então, Parabéns PARA MIM e Parabéns para FERNANDA MONTENEGRO, que completa hoje 80 anos de idade.


na peça "Viver sem Tempos Mortos" 2009.






2 comentários:

  1. FELIZ ANIVERSÁRIOOOO! Atrasada mas...com muita sinceridade, Nancy.
    Liiiiindo esse texto de aniversário, falando de você da Fernanda Montenegro...
    É um texto-verdade, com emoção verdadeira!
    E grata pela visita no Spirituals
    um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Neuzza obrigada. Que delícia... receber parabéns sempre é bom, ainda mais vindo de você.. não importa se no dia, eu adoro (risos). Imagina. estou diariamente no Spirituals... prazer total.

    Beijo

    Nancy

    ResponderExcluir