domingo, 16 de maio de 2010

(Frei Tito)



Passei a Virada Cultural em meu sofá. Me revirando com meu balde de pipocas e filmes. Assisti um filme que queria muito, pois quando lançado eu estava morando em Londrina. E lá...


Li o livro Batismo de Sangue, por Frei Beto, já há alguns anos. É um ótimo livro. Mostra um momento importante de nossa história no auge da ditadura militar brasileira. E fiquei, desde então, impressionada com um ser, um personagem, Frei Tito (estudante de filosofia e frade - assim como os outros Frei Beto etc.). Cujo sua história inspirou uma bela canção do Madan.


Então, só agora assisti ao filme "Batismo de Sangue" ; e fiquei novamente impresssionada com duas coisas: a maneira como o diretor demosntrou a tortura - sempre tão apática e ali tão real; e a interpretação do ator Caio Blat.


Frei Tito não foi um herói, bem longe disto, (como ele mesmo sacou) e sim heróis todos os grandes seres: homens e mulheres que lutaram contra a ditadura, a favor de NOSSA liberdade.

Escrito de Frei Tito antes do suicídio:




São noites de silêncio

Vozes que clamam num espaço infinito

Um silêncio do homem e um silêncio de Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário