segunda-feira, 24 de maio de 2010


"Vai Passear"




Outro dia, na verdade já fazem uns 15 dias, eu estava indo para Galeria Olido, e no ônibus me lembrei de uma personagem que eu fiz na peça "Tanto Faz" - adaptação do livro do escritor Reinaldo Moraes, por Mário Bortolotto. A direção era do Mário Bortolotto também.


Eu pensava: "por que não consigo fazer aquilo? por que não consigo mandar um monte de coisas irem passear?


Nesta peça, que eu adorava fazer, pois o elenco era enorme, nos divertíamos muito, a trilha sonora era maravilhosa, enfim... eu fazia 3 personagens. Essa, do vai passear, só entrava em cena e dizia isto. Só que a platéia vinha abaixo, era um riso geral. Na estréia até me assustei. Eu fazia a cena com o grande Wiltão - o ator Winton Andrade.


O Mário, caía na gargalhada, juntamente com a platéia, em todas apresentações (ele também atuava na peça e se não me engano também operava o som). Ele dizia que era o melhor que eu fazia na Mostra. Eu queria morrer... pois na mesma peça fazia outras duas personagens com bem mais atuação, fazia outras duas peças onde meus personagens eram de destaque (a prostituta ingênua de Cambé em "Cooconings" e a Sacha em "Fuck You Baby" - então, eu ficava puta da vida (risos) enfim.... hoje, se passado 10 anos... é 10 anos, isto foi em 2000, percebo que de certa forma ele tinha razão.


Tinha razão pelo seguinte, era o melhor porque numa frase (lógico com a ajuda de meu parceiro - o que eu gostaria de falar um dia aqui sobre - da importância da cumplicidade com quem se está atuando - é como num jogo: futebol, vôlei, truco etc), voltando, ela, a personagem, não só dizia uma frase: ela andava, ela respirava, ela tinha um jeito (dela) de parar, de girar o quadril, de levantar o braço, de dizer: "VAI PASSEAR!!!", e sair. Ela estava VIVA. ELA estava em CENA. (Lógico a atriz muito mais Ok) E precisamos valorizar nossas palavras.... principalmente as breves; as frases curtas (por querer ou não). No teatro e na vida.


Mas o que quero falar mesmo, é dessa coisa de não conseguirmos mandar certas coisas irem passear.... e realmente fazer com que elas vão. Não digo só pessoas (as paixões não tão bem sucedidas, os malas, os negativos, os pessimistas, os idiotas etc), falo também de pensamentos imbecis, de inseguranças absurdas, de saudades, de seguranças absolutas, etc. Digo, da percepção, e mais que isto, da certeza do que está nos incomodando e nos livrarmos rapidamente daquilo.


Não sei. Só sei que fiquei com saudade daquela personagem. Refleti algumas coisas. Em algumas ocasiões, o melhor mesmo, é só dizer: Vai passear!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário