quarta-feira, 30 de junho de 2010

( Praça da República SP.)


Barricada



Todos os passarinhos da Praça da República
Voaram
Todas as estudantes
Morreram de susto
Nos uniformes de azul e branco
As telefonistas tiveram uma síncope de fios
Só as árvores não desertam
Quando a noite luz





Oswald de Andrade





segunda-feira, 28 de junho de 2010





Não basta só torcer pelo time: tem que torcer pra que tipo de árbitro, assistentes e bandeirinha....



(então boa sorte, hehehehe)





domingo, 27 de junho de 2010





Dilma Rousseff no Roda Viva amanhã.


O Roda Viva (TV CULTURA) encerra nesta segunda-feira, dia 28, às 22h, uma série de programas para discutir as ideias apresentadas nessa disputa eleitoral. A entrevistada será a candidata Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores.


Participam como convidados entrevistadores:


Merval Pereira, membro do conselho editorial das organizações Globo, colunista do jornal O Globo e comentarista da rádio CBN e do canal Globo News; Luiz Fernando Rila, editor-executivo e coordenador da cobertura eleitoral do Grupo Estado; Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal Folha de S. Paulo e Vera Brandimarte, diretora de redação do jornal Valor Econômico.


Apresentação: Heródoto Barbeiro


O programa será gravado na própria segunda-feira, às 18H00, com transmissão ao vivo pela Internet.



Você pode entrar no link abaixo e enviar perguntas.












Eis novamente.




Aqui abaixo : Ira e Lô Borges








sábado, 26 de junho de 2010



Alberto Guzik se foi hoje pela manhã. Escolheu um bom dia ... sábado: sempre é dia de espetáculo. Li no blog do Ivam Cabral sobre sua condição de saúde, vou até colocar o link aqui ao lado. Infelizmente não tinha mais jeito mesmo.


Perdi meu pai no final do ano passado (mais novo 2 anos que o Guzik, aos 64 anos) no mesmo estágio desta doença . E felizmente (digo sentindo a maior dor do mundo, algo quase insuportável), que ele se foi rapidamente, pois o sofrimento é muito grande.


Guzik FOI, É, e será SEMPRE referência para nós. Um homem do teatro (começou aos 5 aninhos... ó que bonitinho!!!). Nos deixa tantas coisas.... não só intelectualmente falando: livros, suas críticas (caramba, ele era o cara: coerente, assistia aos espetáculos da moçada que estava começando) mas acima de tudo o homem verdadeiro que era - e ultimamente atuando como ator. E a gente que também ama essa arte "artes cênicas, o teatro", penso eu, agradecemos a ele por tudo, e desejamos muita atuação por aí afora... "sua energia não está morta".








Parabéns pelos Tombamentos "Federais" do Teatro Oficina; Aos índios do Alto do Xingu pela preservação de suas áreas, e a imigração japonesa no Vale da Paraíba em SP., pela manutenção e preservação de patrimônios, e etc. Que venham mais.....







quinta-feira, 24 de junho de 2010



Inspirada por alguns blogueiros, lembrei-me de uma cantora, Gisele Almeida. Ela mora em Londrina e é divina. Canta muito, arrasa no blues. Iria botar aqui um vídeo dela interpretando "Glory Box" - mas o vídeo começou dar problemas, então fui buscar a gravação - do baú - com Portishead. O dia me chama..... está aí abaixo.









quarta-feira, 23 de junho de 2010



Reportagem de ontem no jornal hoje, mostrando como estão as cidades atingidas pelo alagamento (alguns falam em tsunami fluvial), em Alagoas e em Pernambuco. As condições, providências, enfim...



AQUI:







Laurie Anderson "Life on a String"








terça-feira, 22 de junho de 2010



Uma pequena lembrança de Isadora Duncan (1877-1927). Esse vídeo é legal (e ao final uma cena a La Hitchcock), traz uma vaga trajetória desta fenomenal artista. Pra quem não a conhece...., ou, que ela continue sempre nos inspirando.








segunda-feira, 21 de junho de 2010


Hilda Hilst (com o cigarro) ao lado de sua amiga, a escritora Ligia Fagundes Teles.




E por que haverias de querer minha alma

Na tua cama?


Disse palavras líquidas, deleitosas, ásperas

Obscenas, porque era assim que gostávamos.

Mas não menti gozo prazer lascívia

Nem omiti que a alma está além,

buscando

Aquele Outro.


E te repito: por que haverias

De querer minha alma na tua cama?

Jubila-te da memória de coitos e de acertos.

Ou tenta-me de novo.

Obriga-me.





(Do Desejo - Hilda Hilst - 1992)








domingo, 20 de junho de 2010




Swing Out Sister - You On My Mind (ao vivo/live)










E não é que era o poeta Chacal!!! Na sexta eu e o ator e dramaturgo, Jordão (Deus para alguns) avistamos um cara muito parecido com o Chacal - sozinho sentado no palquinho do bar dos Parlapatões. O cantor e ator, Picanha (Paulo de Tarso) foi tirar a dúvida. Bacana. Sempre um papo mágico com Chacal.


E segue um poema dele, cujo dedico para Bernardo Pellegrine:





"Primeiro eu quero falar de amor "




meu amor se esparrama na grama
Meu amor se esparrama na cama
meu amor se espreguiça
meu amor deita e rola no planeta.





sexta-feira, 18 de junho de 2010



Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia mais.




José Saramago




quinta-feira, 17 de junho de 2010


Deu vontade de colocar esses vídeos aqui. Elis Regina é pra mim a maior cantora dos últimos tempos. Nunca a vi cantando, pois não tinha idade. Tá aí pra matar a saudade. Nesta entrevista abaixo ela prevê o que estamos passando hoje com relação a tamanha violência que a natureza vem sofrendo ao longo dos anos. E em Trem Azul, apesar do vídeo não estar lá essas coisas, é nítido sacar sua magnitude: tecnicamente perfeita, com emoção e entrega absoluta. Assim como foi sempre. Coisa rara. Próximo de um Xamã. Em minha singela opinião.



Ela em O Trem Azul


AQUI:
http://www.youtube.com/watch?v=64iaBI15Anw



Elis e Maria Rita (com uns 3 aninhos) em entrevista para Marília Gabriela.


AQUI:
http://www.youtube.com/watch?v=dd8XlnYMpkw


quarta-feira, 16 de junho de 2010




"A cama é um móvel metafísico"




Nelson Rodrigues




segunda-feira, 14 de junho de 2010

Homenagem Wilson Bueno - Terça 15/06



O escritor Wilson Bueno recebe homenagem na Casa das Rosas, amanhã, terça-feira, 15/06 (19h30).


Organizado por Claudio Daniel.


Alfredo Frésia, André Dick, Eduardo Jorge, Frederico Barbosa, Horácio Costa, Maria Esther Maciel, Micheliny Verunschk, Rodrigo Garcia Lopes e Virna Teixeira vão ler contos, poemas e trechos de romances de Bueno.




Os Pelicanos



(Wilson Bueno)



Os pelicanos são como avis raras, e moram, em seu silencioso coração, as reticências.

Arcar com o severo pesadume do bico é, deles, dos pelicanos, uma insubstituível marca e, de certo modo, um glorioso acinte. Pudessem, não envergariam pela vida afora os bicos como trombas tristes e nem exibiriam as longas melancólicas pernas feito uma humilhação compulsória.

Ah, guardam, no escuro papo guardam uma esmeralda viva e sonham por nós o sonho oblíquo de que sendo sumamente feios, de físico e de feição, nós, os dois, neste lago merencóreo, alcancemos soar, quem diria?, perfeitamente escarlates.

Voar não podemos dada a complexidade do corpo contra a magra asa. Assim, jaburu, o nariz e a dilatada marca de teu lábio inchado.




domingo, 13 de junho de 2010

Livro Alice, "dedos", Bernardo


Taí a capa (encarte) do CD "Bernardo Pellegrine e o Bando do Cão sem Dono". Recomendo, recomendo e recomendo, sem exageros, pra quem gosta de boótima música e letra ( / poesia).


Meu dedo mindinho está meio costurado. Cortei-me e foi preciso alguns pontinhos. Engraçado que nunca havia me dado conta da importância deste dedo, que mais me parecia uma coisa decorativa na mão. E louco, dentre outras coisas, descobri que é o que mais faz força (risos) estou rindo mas é sério.... "as aparências enganam..."


Ontem foi o lançamento do livro "Nuvem Feliz" de Alice Ruiz com ilustrações de Edith Derdyk. Não pude estar lá. Mas está aqui a dica do livro.





sábado, 12 de junho de 2010



ELE

Elogiou o cheiro de seus cabelos...

Ilhas foram invadidas.



_ Mais alguma coisa Sr. Miles Davis?



Não. Não me lembro de terem cobrado

algo um do outro.



Sim, já era dia dos namorados.




Miles Davis e John Contrane - "So What"


AQUI: http://www.youtube.com/watch?v=P4TbrgIdm0E





quinta-feira, 10 de junho de 2010



Norah Jones - Pra relaxar - " Chasing Pirates" - link ao final


Estou horrorizada com o caso do homem que aprisionou a filha (quando ainda criança) por 18 anos e teve sete filhos com ela. Já havia abusado da filha mais velha, que também teve um filho do F. da P. Só que essa pelo menos conseguiu fugir. E agora estava abusando das filhas-netas de 5 e 8 anos. Aiiii .... que ódio!!! As crianças nunca foram numa escola... viviam em condições precárias ... parece aquele caso do Austríaco.... esse maranhense. Não sei porque estou narrando, está em todos os jornais.... "é pra desabafar um pouco a indignação". Todos os dias um caso de violência sexual, um mais terrível que outro. Certos homens são verdadeiros monstros!



E a candidata a presidência da república Marina Silva disse hoje "vamos ter fé para que no dia primeiro de janeiro de 2011, o Brasil tenha a primeira negra e pobre na presidência da república". Sem comentários!!



(como combinado) Norah Jones " Chasing Pirates"









quarta-feira, 9 de junho de 2010

(foto: Vila Cultural Cemitério de Automóveis - Londrina PR)



O Bando do Cão Sem Dono em “Prosódias” no Sesc Vila Mariana


(Jessica Gonçalves)




Dia 11 de junho (sexta-feira), às 20h30,
acontece no Sesc Vila Mariana “Prosódias” com



Bernado Pellegrini e O Bando do Cão Sem Dono.


“Prosódias” dialoga música e poesia, destacando a interseção entre as duas linguagens.



A banda O Bando do Cão Sem Dono mistura gêneros diversos como o rap, o xaxado, o bolero, o rock, a balada e o blues. Associando-se a poetas e músicos do norte do Paraná, Bernardo Pellegrini cria composições que trazem a originalidade de uma região que sofreu várias influências culturais, sintetizadas em suas canções.



Com Bernardo Pellegrini (voz e violão); Marco Scolari (piano, acordeom e voz); Edu Batistella (bateria); Felipe Barthen (baixo); Mizão (guitarra); Marco Santos (teclado).



Ingressos à venda no local e pelo sistema INGRESSOSESC.


R$12.00 - R$ 6,00 e R$ 3,00


________________________________________

É IMPERDÍVEL! Garanto.





domingo, 6 de junho de 2010

The dancer 2nd Act VIII- Maria Flores




Dentro do peito

Nascendo, tulipas, camélias.


E sangue, fogo, lodo, lama, raiz

Percorrendo correntezas

Veias

Descarregando em mar

Coração.


Pele ouriçada

Onde o sol paira

Chega e acalma.


E ele, imagem, boca, maré, broto


brota


Sem mais nem menos

Em mente

Em


Tê-lo, desejo.





(Nancy)







Que noite maravilhosa ontem. O projeto A Voz da Poesia é muito bacana: aprende-se muito, se conhece artistas ótimos, e é sempre muito descontraído e divertido. E ontem não fugiu à regra.

Depois, fomos para um bar, o Damis, que a princípio foi bacana, mas depois o dono se estressou com a música que rolava na mesa, enfim, muito chato....

Mas tivemos o privilégio de ouvir o cantor, guitarrista e gaitista - Londrino, Peter Skrull - rasgando blues. E Bernardo, Scolari, Neuzza Pinheiro, Fábio brum etc. Foi bom demais!


Estou muito feliz (são muitos os motivos, e adoro ficar neste estado). O Bernardo vai copiar pra mim seu CD Dinamite Pura... (eis um dos motivos da felicidade) pois o meu sumiu e amo este CD - já esgotado, mas parece que vai ser relançado (outro motivo).


E talvez o motivo mais forte e significante, é ter certeza que nunca fiz nada que pudesse prejudicar alguém. Nunca fui sacana, mesquinha, enfim... tudo que fiz em minha vida até aqui, tenho absoluta certeza, foi com muita honestidade. Estou falando de coisas sérias... vejam bem... quem é que nunca mentiu pra mãe? Quem é que sempre disse tudo pro namorado? (principalmente quando o amigo dele dá encima de você, ou cantadas que recebe num dia...). Por que falo isto? Porque deu vontade. Porque se faz necessário... porque não devemos nos podar de dizer algo, mesmo que pareça não ter significado ou sentido algum.


Fico na minha pois não gosto de invadir a privacidade de ninguém. Todo mundo tem sua história pra contar. Eu tenho a minha, você tem a sua. E assim a gente segue. No fundo do meu coração, existem sentimentos de amor por certas pessoas, sem me importar em retribuição. Principalmente quando essas nem mesmo sabem o que sinto, e nem se importam em saber... e está tudo bem.


A vida segue. Eu a amando muito... e hoje feliz simplesmente por estar feliz. Por ter tido uma noite ótima. Pela gentileza da vida em me colocar bem próxima de algumas pessoas.







sexta-feira, 4 de junho de 2010



Achei que a cidade estivesse vazia, imagina, está lotada, uma muvuca (risos) creio que devido a parada gay no domingo.


Fizemos exercício hoje no viaduto Santa Ifigênia. Foi maravilhoso. Engraçado que algumas pessoas, penso que para se protegerem do desconhecido, soltaram comentários engraçadíssimos e até maldosos, mas ao contrário, muitos pararam para assistir, e alguns olhos até brilharam. Foi muito bacana, muito interessante. Eu fiquei de fora registrando. Algumas pessoas que trabalhavam no viaduto, e alguns outros que passavam, perguntavam já afirmando... é teatro né....
"_ um exercício" - um exercício que pra muitos se tornou um espetáculo.


E pra essa noite chuvosa.... (sí .... "não temos medo de chuva, não somos de açucar").... aquele frenesi pela noite.... (será?)... vai um pouco de Leminski......




Profissão de Febre




quando chove, eu chovo,
faz sol, eu faço,
de noite, anoiteço,
tem deus, eu rezo,
não tem, esqueço,
chove de novo, de novo, chovo,
assobio no vento, daqui me vejo,
lá vou eu, gesto no movimento






Paulo Leminski

Feriado, SP, Londrina, Wilson Bueno, Bernardo.





Feriadão prolongado. São Paulo está com aquela cara e jeito que eu tanto gosto. Assim começamos a olhar para algumas coisas diferentemente. Hoje pela manhã eu estava perto da MTV, e o sol refletia lindamente na folhagem das árvores, na grama... Lembrei-me de Londrina, desejei estar lá. Em seguida, com meu olhar já na rua, pensei, não, não gostaria de estar lá. É tão bom estar aqui nesses dias vazios. Não escondo a paixão que tenho por minha cidade (São Paulo) - principalmente nos feriados.


Vi agora pela manhã na internet, a cara do "cara" que matou Wilson Bueno. Um jovem de 19 anos. Disse que não tinha intenção de matá-lo, só queria dar um susto. Pois é... que baita suto! Tirou uma vida por causa de R$ 130,00. Mas o que é uma vida, não é mesmo? A coisa tá tão banalizada que uma barata esmagada causa mais repugnação.


Mas vem aí um ser, um Londrinense, um cara da melhor qualidade que se possa imaginar (e que não se possa também, acho até mais fácil, né, a coisa parace até irreal), enfim... vem aí Bernardo Pellegrini (uhu!!!). Amanhã na biblioteca Alceu Amoroso Lima, juntamente com Maurício Arruda Mendonça e Marcos Scolari (dois outros grandes monstros). Ele esteve na Virada Cultural, e agora mais próximo, pois o projeto na biblioteca é, digamos, bem "aconchegante".


Conheci esse, artista Bernardo Pellegrine, há alguns anos. Quando ele morava em São Paulo, na Vila Madalela. Coincidentemente depois fui conhecendo pessoas que eram ligadas a ele também. Sou sua fã como artista e como pessoa. Em Londrina foi um amigo e tanto! Estou ansiosa..... com certeza vai ser muito bom!!! Não percam!

Bernardo Pellegrini é compositor, poeta, jornalista. Está lançando É Isso Que Vai Acontecer, seu quarto cd com O Bando do Cão Sem Dono, coletivo de músicos. Lançou também Dinamite Pura (1994), Quero seu endereço (1999) e Big Bando (2000).

Mauricio Arruda Mendonça, dramaturgo e poeta, publicou Eu Caminhava Assim Tão Distraído (1997), A Sombra de um Sorriso (2002) e Epigrafias (2002). Recebeu o prêmio Shell-RJ de Autor junto com Paulo de Moraes pela peça Inveja dos Anjos.



terça-feira, 1 de junho de 2010



Estávamos na Galeria Olido trabalhando. No momento líamos no livro Dicionário de Símbolos sobre Dança e Morte, quando o celular de Maura Baiocchi tocou. Ela não estava. Wolfgang saiu para atender. Voltou dizendo que era de um jornal, e nos deu a notícia da morte de Kazuo Ohno.


Tive o prazer mais que enorme de estar presente quando ele esteve no Brasil, pela última vez, trazido por Antunes Filho, e deu o ar de sua graça e arte, conversando com o público num teatro aqui em São Paulo, que agora não me lembro qual. Eu estive bem perto dele, e a impressão que tive, era que ele não andava, sim flutuava. Sei lá... ele parecia não ser de carne e osso. Mas era e como era!!!


Estudei Butoh com Flávia Pucci por um ano, o que pelo curto tempo, não é nada. Mas me serviu para muita coisa. Maura Baiocchi esteve ao lado de Kazuo por alguns anos. Ela é uma artista multi, mas o Butoh faz parte de sua formação, de sua expressão, lógico não tem como não.


Vejo por aí muitas pessoas tentando imitar Kazuo. Se contorcem, pintam a cara, pegam um flor, fazem terceiro olho, e dizem que estão dançando Butoh. E curioso, Maura nos disse semana passada que Kazuo não trabalhava em terceiro olho. Outros Buthoistas criaram.


Assim como criaram suas formas, personagens, estilos, e elementos figurais simbólicos e estéticos. O Butoh é uma dança bem diferente do que alguns imaginam por aí.


Ressaltei pra Maura sobre uma brasileira que assisti numa mostra de Butoh (organizada por ela em 1995) e que me chamou muito atenção. Foi o trabalho que mais me impressionou (e vieram vários artistas de fora, inclusive do Japão e já renomados). Maura disse: "Sim, Cecília, foi minha aluna e hoje dá aula na universidade de Brasília".


O Butoh nasceu como contestação, tem uma história linda, de garra, enfim....


Kazuo Ohno já estava com uma idade bem avançada... 103 anos não é para qualquer um. Sou apaixonada por sua arte. Desde que soube de sua morte, estou com a imagem dele dançando, de terno, naquele teatro onde conversou conosco.


Maura escreveu um livro muito interessante e bacana, que penso que todos atores e dançarinos deverião ler. E recomendo também para qualquer pessoa de qualquer profissão, ou sem profissão. Colocarei um trechinho aqui deste livro: "Butoh, A dança veredas d´alma", de Maura Baiocchi.



Lições de Butoh de Kazuo Ohno que valem para a vida


Kazuo não passa nenhuma técnica de exercício fechados ou pré-existentes, cada um tem que descobrir sua própria forma de expressão.


O que ele faz é indicar caminhos, instigando os indivíduos a sairem de suas posições cômodas e imitadoras.



- Livra- te de todas formas estabelecidas por ti mesmo ou por outrem.


- Mesmo que tu faças uma coisa muito bem, não és capaz de fazer tudo sempre bem.


- Tu não deves te orgulhar, tudo é muito inesperado.


- Deves prestar atenção nas coisas que fazes quando danças. É como desenhar uma linha na tela.


Dançar e pintar quadros é muito parecido.


- Um movimento deve incluir aspectos internos e externos. Todas as coisas da vida: dor, alegria, as profundezas da terra, as alturas do céu.


- Tu incorporas todas as experiências que adquires, mesmo que não saibas disso.


- Dançar é isto: quando te aproximas de uma flor, deves ter muito cuidado: comunica-te com ela, transforma-te nela. Tocar a outra vida como se fosse a própria vida.


- Procure fazer diferentemente do cotidiano


- O movimento muda a todo momento. Limpe sua alma e coração.


- Parados podemos nos expressar.


- Quando te movimentas, não procures expressar nada.





Obrigada Mestre!






Ontem o grande escritor Wilson Bueno foi encontrado morto em sua casa em Curitiba. Parece que foi vítima de ladrões.


Perdemos um dos nossos grandes escritores ... perdemos? não né.... E li no O.E.S.P de ontem, que em agosto ele iria representar o Brasil num encontro internacional de escritores. Hoje devem estar dando outra notícia: triste.


Abaixo a poeta Alice Ruiz declama um lindo poema de Wilson Bueno.