sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Oi Gente! Trabalhei ontem com "A Vendedora de Fósforos" (ex. "A Vendedora de Cigarros" - que por enquanto continua com os cigarrinhos/poemas - E ontem (kkkkkk), uma senhora me pediu um cigarro, eu disse que não tinha, brigou comigo: "como? e esses aí... enfim... me disse coisas furiosa (rsrsrsr) - voltando, se eu conseguir fomentar o trabalho, ficaremos só nos fósforos.... entendem né?

Ontem foi maravilhoso. Adoro quando a Lapa não está tão cheia. Assim a troca acontece de verdade, e ontem foram muitas trocas. Muito bacana mesmo!!! O tempo no Rio está meio esquisito: chove, faz sol, muito frio.... mas creio que hoje eu consiga trabalhar novamente (trocentas caixinhas para fazer - estava fazendo de manhã, o imã acabou.. saí correndo pra comprar).

Começou ontem o Festival de Cinema (cartaz acima). São muitos filmes legais, muitas coisas acontecendo. Espero conseguir acompanhar várias. Gente, terá Jeremy Irons ... adoooorooo....

Bom, estou na minha velha correria (mas atenta e saboreando o ar OK!).

Abaixo um link com algumas informações sobre o festival, inclusive programação. Também, tô colando o texto que fala um pouco sobre.

Kisses.

Durante 15 dias, de 27 de setembro a 11 de outubro de 2011, o Rio de Janeiro é a capital mundial do cinema. O Festival do Rio apresenta 400 filmes de mais de 60 países, exibidos em salas, arenas, praças e até na praia. A festa começa com Gonzaga, de Pai pra Filho, de Breno Silveira, em noite de Gala no Odeon Petrobras, e segue com filmes inéditos, clássicos e raridades. O público escolhe o melhor filme o melhor da Première Brasil e participa de debates com personalidades do cinema nacional e mundial.


O ator Jeremy Irons, os diretores Fernando Trueba, Leos Carax, Jonathan Dayton e Valerie Faris (A Pequena Miss Sunshine), Teresa Villaverde, João Pedro Rodrigues e Roland Joffé confirmaram presença. Filmes como Twix, de Francis Ford Coppola; Lay the Favorite, de Stephen Frears, Magic Mike, de Steven Soderbergh, César deve Morrer, de Vitório e Paolo Taviani, e The Land of Blood and Honey, de Angelina Jolie, estão no cardápio de títulos inéditos no Brasil.

São 20 mostras, entre as tradicionais (Panorama, Premières Brasil e Latina, Midnight Movies etc) e as exclusivas desta edição: Imagens de Portugal (que homenageia os cineastas Manoel de Oliveira, João Pedro Rodrigues e Alberto Cavalcanti), Foco UK (Reino Unido) e uma retrospectiva de John Carpenter, mestre dos filmes de terror. No Cine Encontro, o público conversa com os astros e diretores dos filmes da Première Brasil e, na mostra Geração, crianças e adolescentes aprendem a magia do cinema.

Nesta edição, o cinema sai das telas convencionais e volta a espaços que já havia conquistado. É o caso da mostra Cinema na Praia, que abrirá com Pleasure Garden, primeiro filme de Alfred Hitchcock, de 1926, que será exibido em Copacabana, com a trilha sonora original tocada pela Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. As mostras especiais levam sessões de cinema para o Complexo do Alemão, Vila Cruzeiro, Cidade de Deus e até o recém inaugurado parque de Madureira.

Enquanto o público se delicia com os filmes já prontos, no RioMarket, negociam-se produções futuras. Executivos, diretores, técnicos e roteiristas discutem como e por que fazer e comercializar cinema, da idéia inicial à exibição. Debatem o mercado audiovisual de hoje e o que se espera para os próximos anos.

Mais uma vez, a sede do Festival do Rio está na Zona Portuária, no Armazém 6, com sala de cinema, auditórios, espaços para reuniões e um restaurante debruçado sobre a Baía de Guanabara.




   

quinta-feira, 27 de setembro de 2012


(Trabalho da artesã Cida Fiorini - de seu blog)


Um vaso se quebrou. Uma nova flor se abriu. Um peito se estufa. As lágrimas secaram. As águas jorram de um poço que já havia sido soterrado. Uma luz nasce através de um ponto imaginário - de uma perspectiva - não de um triângulo, sim, de dois pontos, em comum, afastados. As águas novas sobem até as nuvens, cruzam com o ar, voltam a nós como pétalas cristalinas, que se dissolvem e benzem nossas cabeças e mentes. Da luz, avistada, faz-se nascer uma linha que percorre um caminho em direção ao infinito. Da nova flor que se abriu, o vermelho foi contemplado; e com a cor de sua nova capa, respira o mundo. Agita-se ao sol, sabe que não à toa sua missão - e agradece. Do vaso que se quebrou, os cacos, sagrados, foram guardados. Os outros, jogados, de costas, ao acaso - para serem esquecidos para sempre.




(Nancy Macedo - 27/09/2012)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Corra Lola, Sylvia Plath etc.....

 

Oi gente! Tô na correria, correria, correria, correria.... (rsrsrs) me lembrei agora daquele filme alemão "Corra, Corra, Lola!". Muito legal né... pra quem não assistiu, taí uma dica. 

Essa correria toda, se deve, além dos trabalhos já existentes, a elaboração de projeto para um edital cujo o prazo para entrega está aí - final de semana.... e tem muita coisa, muita coisa ainda a fazer. 

Sábado assisti o filme "Sylvia Paixão Além das Palavras". Assisti a estréia em 2004. Fomos eu, Rodrigo Garcia Lopes e Ademir Assunção. Ao final do filme, ficamos mudos por um bom tempo. Me lembro que achei o filme fraco. Eles também acharam. Mas algo mudou depois que assiti novamente - depois de 8 anos!!! Na verdade ainda o acho fraco, mas hoje entendo melhor as condições: o não uso de nada da Sylvia, devido direitos autorais - e eu mesma passei por isto quando tentei montar um espetáculo com poemas dela. Já escrevi por aqui.... foram anos de pesquisa, reunião de uma galera de primeira, aprovação na lei rouanet; e a não aprovação da filha de Plath para a montagem. Enfim... 

Acabei de ler, há menos de dois meses, "Os Diários de Sylvia Plath" , são 835 páginas de tirar o fôlego. Os Diários serão relançados até o final do ano aqui no Brasil, depois de anos esgotado. Fica aí a dica do filme e livro... pra quem gosta da escritora um prato cheio!

Voltando à minha correria, peço desculpas aos amigos e pretendentes (kkkkk) ... amigos creio que entendam.... os pretendentes: nada de esnobismo (como fui acusada por negar ir tomar espumante (rsrrs) chique né! enfim... 

De vez em quando tomo uma breja com um senhor que entende tudo de música brasileira, Ezequiel... ele até me ofereceu 40 fichas de músicas para a JUKEBOX do boteco aqui na esquina de casa, onde rola nossa  breja de vez em quando (rsrsrs) sem chance!!

Obrigada ao meu mais novo amigo Toni Rivera - vizinho de frente - que está me dando uma força para que eu consiga entregar meu projeto a tempo.

"A Vendedora de Fósforos" atuará de Amanhã (terça ) a Domingo. Espero que no Baixo Gávea e Lapa.

Então, kisses.............






sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Oi.... não trabalhei ontem, como divulguei (sorry), porque mais tarde chegou um convite (e quase não vi), para o coquetel de lançamento da Revista Artfliporto, e aconteceu na Academia Brasileira de Letras.

Fliporto é a Festa Literária Internacional de Pernambuco.

Fui muito bacana o lançamento. A revista é linda, parece mais um livro. Um conteúdo bem interessante e belas fotografias. A revista pode ser encontrada na Livraria Cultura.  

Hoje, se não chover, estarei com a "Vendedora de Fósforos" no Baixo Gávea e Lapa.


Beijocas.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Rio 42 graus.... Facebook... A Vendedora de Fósforos


Estou adorando a chuvinha que cai... nada melhor que esse frescor, depois do calor de ontem: 42 graus na cidade do Rio de Janeiro. Há quem diga que foram 45 graus, enfim, 42 é o que temos oficialmente. (A imagem acima roubei do face de minha sobrinha Esther).

Não posto no facebook, sei lá porque.... falta de tempo.... mas de hoje em diante vou me esforçar para pelo menos divulgar, mesmo que seja igualmente aqui - meu blog: suspensecanalaberto.blogspot.com - (não tô louca não (rsrsrs) é que vou copiar e colar lá... espero que dê certo).

Muitos estão me cobrando divulgação no face dos dias que trabalho... poemas... enfim. E em falar em poemas, tenho deixado de dizer, o quanto o público continua gostando e me parabenizando, não só pela performance (e muito o figurino), mas como também pelo meus poemas. Fico realmente feliz.

No teatro, ao término de um espetáculo, ou num show, ou performance, fora ou em palco, enfim, tenho a consciência, a resposta "viva", do público. Quanto aos poemas, realmente está sendo uma surpresa, uma atrás da outra: as várias interpretações, emoções, etc. Uma coisa muito bacana mesmo, principalmente porque a princípio, quando aparece um poema meu, não digo que sou a autora, espero a reação. Antes, independente da reação, eu nem dizia que era a Nancy. Hoje faço questão. Sim, preciso me mostrar né?! 

Outro dia, um cara que trabalha na MTV (tinha o crachá, e eu perguntei também), então,  pegou um poema meu. Leu alto. Fiquei meio assim (sei lá que jeito rsrsr) porque depois ele ficou mudo olhando pro poema. Perguntou sobre a poeta. Indaguei o porque (lógico rsrsrs), aí ele disse: "amei, amei, quem é Nancy?" (rsrsrs).

Isto acontece muito, muito. Portanto nem relato mais aqui, pois pode parecer bobeira minha.  O fato é que ganhei muita confiança no meu trabalho. Os elogios são bons, mas o melhor é essa resposta como eu disse "viva" e surpreendentemente positiva, do público. Enfimmmmm....

Quando parar de chover volto com a performance

" A Vendedora de Fósforos". Agora na Lapa e Baixo Gávea.

Kiss.



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Se não vou dormir de madrugada, acordo quase de madrugada. Hoje por exemplo, levantei-me às 6 da matina e já estava calor (cheguei cedo ontem, meia noite ). Que calorão está gente! (rsrsrs ).

Desta forma a previsão do tempo para o final de semana é muita chuva: sexta, sábado e domingo. Eu pretendia trabalhar com a performance hoje também (ontem foi demais - bacana pessoal), agora mais ainda.

Abaixo (juro última - rsrsrs) segue Maria Rita interpretando uma das músicas que eu gostaria de ter gravado, ainda mais com estes músicos maravilhosos!

Hoje: A Vendedora de Fósforos (preciso ir me acostumando, talvez seja o título formal) na Lapa.




terça-feira, 18 de setembro de 2012

Muito, muito calor por aqui. Anunciei domingo que estaria com a performance "A Vendedora de Cigarros" na Lapa. Acabei atuando no Leblon e Baixo Gávea. Hoje sim estarei na Lapa.


Abaixo, recordando, Maria Rita com esses músicos maravilhosos, ao vivo interpretando Pagu - da Rita Lee.

Kiss

domingo, 16 de setembro de 2012

Bastante calor aqui no Rio. Infelizmente pra mim não deu praia, sniff (rsrrs). Abaixo, uma refrescada com Maria Rita

Hoje "A Vendedora de Cigarros" no Leblon e Lapa.

Kiss







quinta-feira, 13 de setembro de 2012


 De manhã fui até Santa Teresa e já estava garoando (garoando: coisa de paulistano, me dizem (rsrsrs). Abriu sol na parte da tarde, mas agora chove. Mediante o clima, não teremos "A Vendedora de Cigarros"  hoje.

Dei uma passada, para conhecer, no Centro Cultural Ligth, que fica na Av. Marechal Floriano. Tem uma exposição lá, que acredito seja permanente, muito bacana sobre os Bondes do Rio de Janeiro. E (gente, que lindo), um bonde (de verdade! (rsrsr), de 1920.  E está tendo uma programação de shows.

Depois fui até o Centro Cultural Banco do Brasil (passagem rápida), e fiquei arrepiada. Logo na entrada, naquele espaço grandão no térreo, está rolando uma intervenção/exposição de Antony Gormley " Corpos Presentes". (Um barato, algumas pessoas ficam na posição dos corpos - esculturas para tirarem fotos). A intervenção está muito bacana mesmo. Amei!

E lógicamente, pois estava para ir ao CCBB para isto, fui ver a exposição do bonitão da foto acima. "Eternamente Jovem - Retrospectiva James Dean. Sem palavras! (rsrsrs).

E fui até o primeiro andar dar um olhada na Mostra Elis Regina (queria muito também). Aí não deu, terei que voltar, pois está demais. Muita coisa, muita coisa mesmooooo. E eu estava meio que a trabalho.

 Agora abaixo:



Esse lugar maravilhoso é a A Ilha Fiscal, e fica na Baía de Guanabara,  junto às instalações do estaleiro da Marinha do Brasil (no Porto) e fronteira ao centro histórico da Cidade do Rio de Janeiro, em frente à Av. Presidente Vargas e à Igreja da Candelária, próximo, do ladinho do CCBB e ao Paço Imperial da Praça XV.

Na verdade, a Ilha é um complexo do Espaço Cultural da Marinha, cujo também quero muito conhecer), construído no antigo cais da Alfândega do Rio de Janeiro, sobre área aterrada na segunda metade do século XIX.

Me disseram do passeio à Ilha Fiscal. Temos que ir até o Espaço Cultural da Marinha do Brasil, aí partiremos de seu cais pela escuna Nogueira da Gama. Isto de barco. Na verdade é bem próximo, mas tem a água da Baía da Guanabara. Recomenda-se separar uma tarde para o passeio, porque tem muita coisa pra conhecer, tanto no Centro Cultural como na Ilha. Dentro do Castelo funciona um  Museu. Estou louca para ir (rssr). 

Passei ainda no Saara, precisava comprar umas coisinhas - é uma coisa maluuuucaaa!!! Meio uma 25 de Março em Sampa, só que bem menor.

Então...... kisses.

 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Vendedora de Cigarros - Marta Suplicy Ministra da Cultura



Oi gente! Não trabahei ontem com a performance (sim em casa com as caixinhas) porque tive dor de garganta - há tempos não tinha. Estava um calor enorme aqui no Rio. Não tive como não abusar de gelados, ventilador, e involuntáriamente do meu maior inimigo: ar condicionado. Ainda bem que ficou só na garganta, a sinusite, minha infeliz companheira, resolveu não se manifestar..... menos né (rsrsr).

O tempo aqui hoje tá meio esquisito.... parece que vem chuva.... o clima tá muito gostoso.... sentimos a brisa, o cheiro do mar.... delicioso! * Se chover não vou para as ruas.... trabalharei em casa.

Estou muito, muito feliz com Marta Suplicy no Ministério da Cultura. Adoro essa mulher guerreira, inteligente, sensível, linda!, e hiper profisssional. Brigo, como já briguei, com quem fala mal da Marta perto de mim. Asssim como ouvi ontem: "aquela galinha" - que horror! (rsrsrs) tô rindo pra não chorar.

É assutadora a ignorância, hipocrisia, burrice, "falta do que fazer e PENSAR" de algumas pessoas (na verdade inúmeras!)... enfim... Um absurdo! Alguns membros da sociedade não querem enxergar, admitir,  a inteligência, garra, despojamento e COMPETÊNCIA da Marta.

O próprio Suplicy não se stressou com a separação: se a Marta estava namorando, tendo um caso.....quando muitos sim.  Fora outras barbaridades que soltaram quando ela foi prefeita de São Paulo. Fica em voga a vida pessoal da pessoa, não o trabalho.... que loucura! 
E a (repito) hipocrisia quanto a moralidade.... espera aí... novela? alguns filmes? dentro da tua casa? seu vizinho? O que você lê, quer ver: um monte de bundas por exemplo.... rabos espichados po aí, e se tua mulher botar uma saia mais curta é piranha!  Aquela coisa né.... tem povo que só enxerga a bunda dos outros.

Algo pra mudar o clima: Uma vez, faz tempo, eu estava no Camarim do Sesc Anchieta, depois de uma peça do Antunês Filho, e a Marta e o Suplicy vieram me cumprimentar... deram barabéns, trocaram ideias (rsrsrrs) eu fiquei tão sem jeito, mas tive que informá-los que eu não tinha feito a peça. Foi engraçado! Outras vez, eu trabalhava no Blem Blem Brasil (trabalhei lá 3 meses - faz tempo!) e o João Suplicy tocava lá um dia da semana. O Supla veio ao Brasil e ficou lá ensaiando com ele para o show da noite - Podem falar o que quiserem, mas que simpatia - ri muito com ele. Depois do show a Marta já meio calibradinha (ué estava num show dos filhos, num lugar bacana pra caramba, com 3 ambientes musicais) foi embora com o Suplicy, distribuindo simpatia, linda! (rsrsr).

Dou boas vindas à Marta Suplicy (sexóloga, psicóloga e política - dentre os cargos: ex prefeita de São Paulo, ex Ministra do Turismo, ex Senadora. E foi a primeira vice-presidente do Senado Federal até
ontem 11/09.

Espero que ela consiga realizar um ótimo trabalho, ou por aí.... enfim... estou feliz, e torço por seu mandato de MINISTRA DA CULTURA. 



segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Labirinto do minimalista Robert Morris encanta cariocas na Cinelândia

(Foto: MARCELO FONSECA/BRAZIL PHOTO PRESS/AE)


Labirinto do minimalista Robert Morris na Cinelândia

Hoje pela manhã fui até a Cinelândia fazer umas coisas e em frente o Teatro Municipal me deparei com a instalação Labirinto (havia me esquecido que estão havendo algumas instalações pela cidade). Senti um friozinho delicioso na barriga antes de botar o pé na entrada. Me lembrei de quando criança a primeira vez que entrei num labirinto, no Playcenter - SP. (rsrsr) Gente, foi incrível a sensação lá dentro.


Depois, precisava fazer umas coisas no Largo da Carioca e aproveitei para dar uma olhada com mais calma na feira de livros que está acontecendo lá. Muito bacana, preços bem camaradas! Uma pena ter tão pouco literatura, tipo poesia, mas infelizmente e cretinamente, a gente vai se acostumando né!

Estou na correria..... ah, preciso dizer, trabalhei com a performance "A Vendedora de Cigarros", na Lapa, quarta, quinta (folguei sexta, feriado), sábado e domingo. Foi maravilhoso! Muito bacana mesmo, principalmente domingo. E, quero dizer, do fundo do meu coração, são vocês, o público, que faz com que eu capriche mais, que eu tenha essa vontade, disposição, e essa arte que todos dizem que lhes fazem tão bem..... que .... ah.... (rsrsrsrs) enfim...... tô até emocionada! besta demais!!!! (rsrsrs).

Hoje, folga!! À partir de amanhã a gente tá lá! Quero dizer, folga entre aspas, estava agora mesmo projetando caixinhas.... novidades lindas vindo aí.

Kiss


 

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Olha só essa delícia (em todos os sentidos), de Elvis.

Coisas maravilhosas esses dias com a Performance A  Vendedora de Cigarros, muitos amores pelo  Elvis (e o meu maior): homens, mulheres, gays - de todas as idades . E ele cantando My Way é demais. Desculpem o vídeo com legenda, mas tô na correria (pois é, é feriado!) mas tenho que trabalhar hoje com a performance, e isto requer muitas caixinhas! Estou escolhendo poemas para imprimir -os que vão de hoje até domingo.

Voltando ao vídeo, como eu disse, fica a legenda, fazer o quê? Para os que como eu são terríveis no inglês , quem sabe, é bom exercitar um pouco - e os que não precisam disto, simplesmente ignorem, certo? Vale o Elvis!

Kiss





quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Lenine MTV Acústico - O Silêncio das Estrelas

Que linda essa música... abaixo um comentário sobre o vídeo no youtube(interessante - assina  Psicodélico)


  RECADO: Hoje a "Vendedora de Cigarros" na Lapa




Se as portas da percepção fossem abertas, tudo apareceria ao homem como é: infinito!!! Disse William Blake (J. Morrison deu nome à sua banda de The Doors, inspirado nessa máxima).


O eu-lírico dessa música busca isso, uma porta pro infinito, um sinal, e se depara com a estranheza do Mistério: "ver que toda essa procura não tem fim".

Ele pensa ter o mundo nas mãos, como Deus, mas é ele mortal e isso o atira à solidão, à ilusão, pois esse poder não lhe foi dado, visto que o homem é no tempo.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Oi Gente. Quero me desculpar pelo errinho da última blogagem: a orelhuda (rsrsr) escreveu enfrente - já arrumei (em frente). Não quero me justificar, já me justificando (rsrsr): estou trabalhando em Lan House (por vários motivos). Enfim... e aqui, fico ao mesmo tempo, blogando, respondendo e-mails, passando e-mails, no face etc.... só vi o erro agora...

Perdão! 

RECADO: De hoje (quarta-feira) até Domingo, estarei com a "Vendedora de Cigarros" na Lapa (com certeza) e se der tudo certo, no Leblon também.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Notícias: Caixinha de Música e Fragmentos

(Nancy Macedo e Juliano Delaguerra - Caixinha de Música)


Estamos sem apresentar o Caixinha de Música já há algum tempo. Eu, que sou também a produtora, passei por um período meio estranho, difícil, digamos: crise. Cheguei a cogitar a ideia de voltar morar em São Paulo, enfim.... e neste tempo (que ainda bem durou pouco) parei não só com o Caixinha mas com quase tudo. Cheguei a entrar num edital (super elaborei um projeto) mas não deu certo. 

Bom, quero informá-los que o Caixinha de Música está de volta, e participará de um projeto bem bacana aqui no Rio, que acontecerá nas praças de alguns bairros. Também, dia 13 de novembro estaremos em Minas Gerais, Leopoldina. Bacana né. Espero ir dando mais notícias como essas. 

Eu queria muito fazer um trabalho para os infantosjuvenis. Outro dia (rsrsr) foi muito engraçado.... então, eu estava descendo a rua, estava indo "performar", quando dois garotos e 2 garotas que brincavam em frete o prédio que moram, correram em minha direção berrando elogios. Queriam, os 4, meu autógrafo (rsrsrsr). Conversei um pouco com eles, perguntei suas idades (12,12,13 e 14), mas infelizmente não dei o autógrafo, pois não tínhamos caneta e papel.... e fui trabalhar contente.

E agora a novidade: apresentarei a performance de poesia e música "Fragmentos" também neste projeto - nas praças. Depois passo mais informações. Bacana né.  





segunda-feira, 3 de setembro de 2012


Oi.... trabalhei muito com a performance esses dias.  Foi maravilhoso. Estou um pouco cansada pra falar a verdade, mas hoje talvez eu ainda trabalhe... Não é só a performance, tenho que confeccionar/fazer, as caixinhas, os cigarrinhos.... Ultimamente nem acreditam que sou eu que as faço (realmente, às vezes nem eu acredito de tão lindas que estão) e isto envolve pesquisa, paciência, tato; também escolher, imprimir, recortar, encaixar com as caixinhas os poemas... mas vale a pena... muito, muito!

No sábado eu estava podre (rsrsrs)... mesmo assim, recebi uns 7 pedidos de casamento, uns 5 de namoro (rsrsrsr).... e foi muito bommm, poeticamente falando! e também financeiramente.... quem sabe eu consiga fomentar esse trabalho um dia. Meu sonho!

Hoje está tendo uma feira muito bacana de livros no Largo da Carioca. Vale conferir. Eu não aguento ver mais livros, estou há uma semana pesquisando para um trabalho.... bibliotecas, sebôs, livrarias enfim....(rsrsrs)

Tô mandando um poeminha abaixo, está inacabado... ou talvez eu nem o tenha começado!!!



Amo a criança que brinca no jardim de minha pele.
Escorrega, sem pressa, se divertindo em meus ossos.
Canta, sorri - e não tem medo de mim.
Nada a aprisiona. E balança em minhas emoções.
Ela é livre, e solitária.
E não tem preguiça da vida.
Limpa e beija minhas inflamações de dor.
Sapateia em meu coração.
Sopra em minhas artérias.
E diz que não vai me abandonar.

Sim, se assim eu permitir.



Nancy Macedo