domingo, 31 de maio de 2009

Este
é o último verão destes pinguins

Coronas de iceberg antártico
derretido no trópico

Assim
dos doze que aportaram aqui
na areia de fogo e de sorvetes
dez morreram no último verão

Agora - este - é o último verão
dos dois sobreviventes de casaca
já vestidos pra morrer, não?


(de Poesiamorosa)

Domingos Pellegrini


sexta-feira, 29 de maio de 2009

tá friozinho hoje.... eu encapuchada.. e um poeminha (?)


O poeta:

Vestiu a mesma cueca
a mesma meia
a mesma calça
e camisa.

Desceu a mesma rua
e andou pela mesma calçada.
Tropeçou na mesma pedra
e entrou no mesmo bar.

Riu pra mesma garçonete.
Sentou na mesma mesa de sempre.
Pediu o mesmo conhaque.
Sacou a mesma caneta
E escreveu num guardanapo:

Não sou o mesmo de ontem
mas com certeza
o mesmo vira-lata -
que ora está
molhando de novo
as palavras.

E assinou
(com a mesma caligrafia diária):

“Dito popular"


(nancy - 200...)


quinta-feira, 28 de maio de 2009

(se clicar na foto a imagem amplia - olha só que lindo!)

Cachoeira dentro do Parque Arthur Thomas, Londrina.

Ainda em área URBANA, o parque localiza-se bem próximo ao centro de Londrina, exatamente 6 km. Faz parte do pouco que resta ao Brasil de mata atlântica virgem - O parque tem 85,47 hectáres.

Na cidade existem muitos outros pontos menores de matas e vales. Nos meus primeiros dias na cidade, me aventurei adentrando nos vales.
Fui rigorosamente repreendida depois, por pessoas que disseram haver tarados atacando no local. Pior que era verdade, acham?!!! ... enfim...

Dediquei minha paixão pela natureza Londrinense assim... numa brincadeira... séria!!!!


Aquarelando Aqui: Cite [Site] Brasil (Londrina)
(para Ary Barroso).

Recuso-me a partir desta
pra onde designam céu ou inferno
se não for igual à terra.

Se não houverem:
esses pássaros
esses lagos
essas matas
esse céu ...
Nenecas
Não quero!

Não aceito
parecido com Júpiter, Urano
Saturno, Marte, Lua etc.

Quero idêntico ao meu planeta.

De preferência (que fique claro,
estamos falando da natureza),
verossímil ao meu país:

Cite [site]

Brasil.


(Nancy - Londrina - 2007)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Beijo, Meninos e Laura

( Laurinha - minha sobrinha )

Beijo

O beijo é um negócio engraçado, aprendemos muito rápido e muito cedo a beijar. Qualquer bebezinho sabe beijar. O beijo é tão precoce em nós, e é uma coisa que levamos vida adentro e pro resto da vida... assim acredito (risos). Lógico, ele muda, os sentimentos mudam, as intenções mudam.

Estava me lembrando que quando eu era criança brincávamos muito de "beijo, abraço ou aperto de mão". Não tenho visto mais essa brincadeira tão bacana (risos) - principalmente com coleguinhas tão fiéis)). Penso que todos conheçam né: tapa-se o olho da menina, os meninos ficam enfileirados, e a menina que tapa o olho vai perguntando: é esse? e você responde: "é", ou "não". No caso de sim, ela pergunta: beijo, abraço ou aperto de mão? Ai ... bem... nós tínhamos um código, então sabíamos pelo toque da mão da amiguinha quem gostaríamos de beijar, ou dar um abraço ou simplesmente um aperto de mão (risos) mulheres, mulheres - não confiem plenamente nelas (brincadeira).

( Laura à direita )

Meninos

Hoje quando eu voltava de umas compras no mercado, parei em frente a escola da Laura (fica no caminho), pois o portão estava aberto, e a tia coruja estava morrendo de saudades, quem sabe a veria. Uma professora entregava algumas crianças, eu coloquei o cabeção pra dentro e vi a Laura no pátio. Segundos depois estávamos nos abraçando e nos beijando.

Nos despedimos, e antes que eu me levantasse completamente, percebi que um garotinho um pouco menor que a Laura, de mais ou menos 4 anos, estava com o rostinho empinado pra mim. Perguntei se ele queria um beijo, ele respondeu que sim com a cabeça. Mandei-lhe um beijo bem gostoso no rosto. O garotinho ficou enlouquecido de alegria e saiu gritando: " ela me deu um beijo, ela me deu um beijo". Pensei: Ai meu Deus: "Meninos".

( Laura e meu cunhado Toni )

Laura, mais beijosssssssss


terça-feira, 26 de maio de 2009


(1)

Título: Salvo Minutos (ou) O Despertador
Categoria: Terror
Tema: Pesadelo


(2)

Roteiro:

Mortos vivos transitando pela Av. Paulista.
Um exército munido vindo em marcha.
Bebês deformados gatinhando sobre a calçada.
Explosivos homens-bombas por todos os lados.

Entram em cena:
Abraçados (embriagados),
Super Homem, o Homem Aranha e Capitão Marwel,

Cantam: Woman no Cry.


(3)

Num prédio ao lado:

Sob tortura,
Sem qualquer inação
Jesus Cristo
Amarrado enfrente à televisão.


(4)

O corpo não reage.
O barulho é estridente.
Ritmo nulo
harmonia inexistente.
Um grito saí ........

(Aaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiii)


(5)

Avista um pássaro na janela.

(no pensamento – sub-texto
Tolstoi: A paz ou a guerra?)


(6)

Sem titubear
Desliga o despertador.


(Nancy 2005)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

(Auguste Rudin)


Você deslizando sobre minha pele alva e macia:
É assim que me sinto viva.

Atribuindo-me pétalas em forma de prosas e versos
me acolhendo com teu sexo:
É assim que te quero

e quero a vida.

Ter acesso ao teu mais puro mel
ao néctar que exala de teus poros:
É assim que espero tua volta.


Com a fidelidade de nossas certezas
Plenos da instantaneidade
e de abstrações, que não pertencem a nós -
Mas sim, com a maestria da regência
dos ventos solares
não se importando em nos servir de único cenário:

É assim que ensaio
e anseio te amar.


(Nancy 25/05/09)

domingo, 24 de maio de 2009


..." acho que eu não sou músico. Todos os músicos que conheço só falam em música. Eu não; eu gosto de tomar shopp e bater papo com as pessoas..."

..." tão botando muito fogo por aí.... precisamos acabar com isso... se destruirmos esse planeta, vamos ter a prova de nossa incompetência..."


Tom Jobim

(Por ele mesmo - Programa Panomara TV Cultura 1.990 )



Tá rolando agora - digestivo pro domingo.....


"Marcelo Nova" está quebrando no Shopping Anália Franco, e daqui a pouco toca o Nasi. Estão homenageando o "Raul".... e tá bom demais - lógico, tô curtindo pela rádio Eldorado que está transmitindo direto, mas gostaria de estar lá...ahhhh. E o "Nasi" acaba de entrar... rasgando... com licença.



sexta-feira, 22 de maio de 2009

(Lucy in The Sky - obra de Bernadette Emrick)


My Luci in the Sky, ou relatório íntimo.....

Muitas pessoas, digo, amigos e pessoas que de certa forma acompanharam meu trabalho, talvez não entendam porque ando tão distante do teatro. Quase não vou ver espetáculos e não estou em cartaz. Pois é... não estou parada, esse momento é muito especial pra mim e estou criando coisas... devagar.

Prefiri não entrar em cartaz com o Fragmentozinho, meu espetáculo infantil, decidi não arriscar porque não tenho patrocínio nem apoio nenhum aqui, e aí não preciso falar muito né. Mas vendo outras possibilidades.

Foi muito rápido, coisa de quinze dias pra organizar toda minha volta para São Paulo (minha terrinha). Eu estava muito bem em Londrina. Tive que cancelar espetáculos em outras cidades próximas e abandonar um projeto que com muito custo foi estabelecido, onde eu tinha o apoio da secretaria da cultura e agendamentos com escolas que estavam indo ao teatro, e acima de tudo, abandonar algo que estava sendo maravilhoso - as crianças curtiam de montão a peça, até debatíamos depois, era bacana... lindo.

Enfim, estou realizando outro projeto: cuidando da nossa querida Luci. Digo "nossa" porque muitos conheceram minha irmã. A Luci começou fazer teatro aos 13 anos. Participou de um grupo amador até os 17, se apresentando até no Municipal com o grupo. Depois entrou para a faculdade de jornalismo pela UNESP (Universidade Estadual de SP) e partiu para Bauru. Ficou lá 2 anos e não aguentou. Voltou para Sampa para fazer teatro. Seu sonho era entrar no CPT do Antunes. Ficou meio frustrada porque não passou no teste. Passou no INDAC - Instituto de Arte e Ciência. O Antunes era o diretor artístico. Depois eu também estudei no Indac, onde me formei.

O fato é que a Luci sempre foi muito bela. Bonita mesmo, e hiper talentosa e inteligente. Seu teste no Indac foi o melhor, era sempre muito elogiada e querida por todos. Com o diretor Ivan Cabral abriu com o ator Silvio (desculpe não lembro o nome completo) um dos prêmio APETESP no Municipal. No segundo ano de Indac fez um comercial pra Folha de SP onde ficou muito conhecida. Não podia andar nas ruas que as pessoas diziam "224 4000" - ela ficava muito sem graça.

Esta garota teve um problema em seguida. Abandonou o curso e não queria mais sair de casa. Aconteceram muitas outras coisas depois. A Luci está sob cuidados há anos. Mas nunca aceitou que tivesse que tomar medicação. Fingia que tomava e jogava fora (remédicos carríssimos inclusive), se recusava mesmo, o que fez com que piorasse sua situação.

Ultimamente ela estava sendo cuidada por uma senhora, mas brigavam demais. A senhora não a aguentou mais. Resumindo, ou eu voltava de Londrina para tentar cuidar dela, ou minha família a internaria, porque depois de anos e anos (mais de 10 anos), não tinham mais esperanças.

Voltei. A Luci ficou internada 20 dias pois era necessário para que forçadamente tomasse medicação. Depois disso cuido dela até hoje. Não é fácil. No início achei que eu não conseguiria, era difícil demais. Hoje ela está ótima. Parece um milagre. Mas esse milagre me custa tempo, paciência, correrias, muito aprendizado etc. etc. Têm dias que tenho vontade de fugir, sumir (risos) mas respiro fundo, converso comigo ou com alguém, e tudo fica resolvido.

Cuido de suas consultas com psiquiatras, psicólogos, horário dos remédios, terapeutas ocupacionais, suas atividades (arrumei um professor de violão, ela fez um tempo e depois parou, agora canta num coral). Cuido de sua alimentação (minha querida irmã não sabe fazer nada, nem miojo - achei que ela soubesse fazer miojo, porque ás vezes não consigo deixar algo pronto, também tenho que cuidar de minhas coisas, devagar, mas sem parar né- esse ano fiz oficina "acumputura poética Robert Wilson" com o Prof Marcos Bulhões, dança com a grande coreógrafa, professora e dançarina Holly Cravrel, fiz projeto pra lei Rouanet, já estou com o número do Pronac - patrocínio é outros quinhentos mas (rsrsr)... tô esperando o Madan musicar uns poemas da grande escritora Roseana Murray (aliás, madan eu e a Roseana estamos esperando (rsrs) brincadeira...o Madan tá trabalhando pra caramba...que bom...), acabei dois projetos que estava elaborando há mais de um ano e meio. No ano passado, assim que voltei, dei aula, dirigi meus alunos, escrevi uma peça pra eles, com eles.. enfim... fazendo... devagar...

MAS VOLTANDO, aí estava olhando ela fazer o miojo, reparei que ela não esperava a água ferver, e eu falei: você precisa esperar a água ferver pra colocar o miojo, e ela disse: pra quê? e virou as costas. Tá. Acho que fica do mesmo jeito né....

Estou feliz. estou realizando meu maior projeto. Amo minha irmã "demais"... sempre sofri muito por não poder fazer nada... Hoje me sinto QUASE realizada. Digo "quase" porque nunca podemos achar que já fizemos tudo - e no meu caso ainda tenho muito a fazer.


E... VALEU ZÉ RODRIX


quinta-feira, 21 de maio de 2009

Karen Debértolis

A Karen é jornalista, escritora, professora universitária, uma das poetas por mim preferidas, e mora em Londrina. Mas sobretudo é uma artista de profunda grandeza. Você encontra o link do seu blog bem aqui do ladinho. E abaixo um poema que está em seu livro "Guardados". A Karen fez aniversário antes de ontem (li quando buscava uma foto sua), "parabéns pra você!!!" (de novo - (risos) e um super beijo.


Sapatos Boêmios


Meu sapatos
vão assim
à noite
devagar
pelos bares
sem mim.

Eles sabem bem
estes caminhos
obscurecidos
pelo dia apressado
e bebem cerveja
e roçam sua perna
e tropeçam no garçom
sem pedir desculpas
como eu.

E na volta
eles sempre param
com estes boêmios
no meio da rua
fazendo discursos pra lua
sambando no batuque do rock and roll
chutando pedra
gastando sola
empueirando as lembranças
de dia seguinte.



quarta-feira, 20 de maio de 2009


Sam Shepard

Poema de "Crônicas Americanas" - Tradução de José Vieira de Lima


Desde a relva alta, alta
até à esquina do parque
vejo-te que me estudas

eu vejo-te quando tu não sabes que te estou a olhar
e cada olhar que te roubo
deixa-me um dia mais novo

Ultimamente tem sido difícil apanhar-te
ou então sou eu que estou a ficar velho
um dos dois está com certeza a perder.




segunda-feira, 18 de maio de 2009

Hoje 18/05/2009 dia em que foi decretado o

"Dia Nacional de Combate ao Abuso e á Exploração Sexual de Crianças".

Abaixo o site "Brasil Contra a Pedofilia"

É doloroso assistir como algumas pessoas no Maranhão e Piauí estão vivendo: Literalmente dentro d'água. Mais da metade da população afetada ainda está sem ajuda, pois essa não consegue chegar até eles. Estamos torcendo por vocês, e que não aconteça como em Santa Catarina, onde foram desviados caminhões de roupas e objetos, para hoje abastecerem uma rede de BRECHÓS. Inacreditável né! Vamos ter esperança. Continuem com fé (em qualquer coisa) e coragem!


Por causa de minha mãe, que tinha todos os discos do Roberto Carlos, acredito que eu saiba quase todas suas músicas mais antigas (as melhores, em minha opinião) de cor. Teve uma época, que gostar do Roberto era brega, hoje é cult. Seja lá como for, algumas músicas eu adoro: Amada Amante (lembrei de uma amiga a Claudia, fez um espetáculo de Butoh com essa música Amada Amante - foi muito bom), "Ah, eu vim aqui amor, só pra me despedir"... não sei o nome....linda...enfim....são várias...

Achei esse vídeo, penso que muitos conheçam, eu não conhecia "Você Não Serve Pra Mim" - os músicos quebrando e uma interpretação maravilhosa de Marisa Monte.



CLIQUE ABAIXO

http://www.youtube.com/watch?v=yt30OoQcDs4



A dor passa
A raiva acaba
A angustia devasta
A paixão caduca
A saudade amortece
A alegria desaparece
O medo apodrece
O amor esvaece
(tudo é efêmero?)
A lembrança não.



(Nancy - 2007)


quarta-feira, 13 de maio de 2009


"O pessimista é uma pessoa que, podendo escolher entre dois males, prefere ambos"


"Uma idéia que não é perigosa não merece nem mesmo ser chamada de idéia"


"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existem"


Oscar Wilde

Eu gosto de catar o mínimo e o escondido. Onde ninguém mete o nariz, aí entra o meu, com a curiosidade estreita e aguda que descobre o encoberto.


(Machado de Assis)

domingo, 10 de maio de 2009

Tango

Sempre adorei Tango, seja música, seja a dança....

Me apaixonei ainda mais em Londrina quando trabalhei 20 (e poucos) dançarinos para atuarem pela primeira vez como atores, num espetáculo de Tango. Aliás, foi lindo, lindo. "Mostra de Tango de Londrina", onde participaram brasileiros de todo país e dançarinos de outros países, sobretudo da Argentina ...coisa de louco... Tango Tradicional, Tango Moderno, "Tango Contemporâneo" - mesclado com dança contemporânea. Bárbaro.
Fiz também oficina de Tango com 2 dançarinos maravilhosos argentinos...ôpa!!! até dançei com o dançarino... lindo !!! (rsrs).

Bom, tô falando tudo isso porque achei um vídeo na internet e não tive como não colocar aqui. Patinação no gelo, no Tango (rsrs) - não estou brincando não!!! É demais..... Vale a pena assisitir, mesmo que você não goste de Tango, mesmo que não goste de patinação e mesmo que não goste do Astor Piazzolla (autor da música executada: "Libertango").

E mais abaixo, outro vídeo de Tango (rsrs), esse mais tradicional. Pra falar a verdade, assisti vários hoje, e queria colocar todos aqui !!! gente é belo demais....vale a pena assisitir....


CLIQUE ABAIXO PARA LIBERTANGO NO GELO

http://www.youtube.com/watch?v=wpT6p59Blzs


CLIC ABAIXO PARA O CASAL FABIAN E CAROLINA

http://www.youtube.com/watch?v=otQXIdrtu3s



sábado, 9 de maio de 2009

Teatro
(Dom Quixote)

Tom Zé

Composição: Tom Zé


- Dom Quixote:
Tem teatro no canto do bode,
Agora também no pagode....
Que somente os dementes, os loucos, os teatros,
Os corações, os quixotes, os palhaços,
Podem vencer os dragões aliados
Aos caminhões e aos supermercados.

E assim retornando essa doce loucura
Que o transe, o abandono e o delírio procura
Pra devolver ao amor plenitude
No êxtase ter-se outra vez a virtude.

Que a inocência, essência do sonho, devolva
Os sais abissais do amor às alcovas.
Desta casa onde casa e se cria
Um degrau
Da minha catedral
O teatro do ator que recria
Quixotes de Espanha La Mancha e Bahia.

E pelo arauto
No alto do palco
Onde o mito vomita uma história
Que repete a estória da história.

O canto do bode
Espermatozóide
E o pagode na prece
Do samba-enredo reconhece-
Sancho Pança: Que somente os dementes...
etc



Hoje ás 18h30 na Biblioteca Alceu Amoroso Lima tem Celso Borges e Zeca Baleiro. Segundo encontro do projeto "Parcerias: Vozes e Poesia" curadoria Ademir Assunção.



sexta-feira, 8 de maio de 2009

O céu está bem.... mais... bonito......

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pra Sempre Boal

(foto 2009)

Só fiquei sabendo ontem. Outro susto daqueles. Sábado pela manhã não vi jornal, não entrei na internet, enfim, depois de algumas horas a notícia da perda da minha grande amiga Flavia - fiquei meio abalada, meio fora do ar.
Fui pra virada, virei até domingo, dando uma pausa pra ir pra casa descansar um pouco, comer e voltar pra virada. Como eu disse, só fiquei sabendo do Boal ontem.

Falei dele no blog há mais ou menos um mês.

Próximas gerações, aqui e no mundo, conhecerão o teatro do Boal, bem como já é conhecido e praticado; saberão do nosso quase Nobel da Paz 2008 por um homem de teatro, mas infelizmente não terão o prazer de estar com esse mestre, que tinha sempre uma história engraçada pra contar sobre suas experiências com o Teatro do Oprimido, suas opiniões pra lá de inteligentes sobre tudo, enfim presenciar esse pisciano, com brilho de menino, olhos cheios de esperanças, gestos largos ...... um homem da paz.

.... Dizer "teatro político" é um pleonasmo, como seria dizer "homem humano". Todo o teatro é político, como todos os homens são humanos, ainda que alguns se esqueçam disso.


Augusto Boal.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Violação de Direitos

Penso já há muito tempo que estamos ainda vivendo em regime ditatorial. Essa é a minha opinão, que fique bem claro. A começar pela cultura (a própria leia rouanet, àqueles projetos que nunca saem por editais porque "não cabe", fora a cultura centralizada etc etc) depois educação (falta dela), a mídia, que esconde mazelas e fala e faz o que quer, organizações criminosas etc. etc. etc. Estamos cansados de presenciar pessoas sendo descaradamente assassinadas na tentativa de proteger ou denunciar irregularidas em áreas rurais, na política etc. Bom, mas isso já é assunto velho (?) tão velho que ninguém fala nada, ninguém se dá conta, melhor, ninguém quer saber.

Em VÁRIAS cidades do nordeste o TOQUE de reclusão existe há pelo menos 2 anos, e não somente para adolescentes, PRA TODOS da cidade, e quem descumpre a lei, isto é, passa das 22h na rua VAI EM CANA: PRESO. No interior de SP estão instalando o TOQUE de reclusão. Daqui a pouco chega aqui em SP.
Ué (!?).

Tenho pra mim que isto seja uma forma de conter trocas de conversas (lógico aprendemos mais trocando idéias), conter pensamentos, conter a livre expressão, conter que se fale nestes próprios assuntos. Estão acuando (refugiando em tocas) ás pessoas, deprimindo, as tornando um nada.

Não se pode mais fumar em bares, aqui, São Paulo, "se não me engano" a segunda maior cidade do mundo.

Pra mim isto é ditadura. (dicionário: ditadura " Excesso de autoridade, despotismo, tirania; qualquer regime de governo que cerceia ou suprime as liberdades).

O que o BRASILEIRO SE ESQUECE, ou desconhece mesmo, principalmente os próprios governantes e políticos, é que temos uma CONSTITUIÇÃO, e assim COMO TODO O MUNDO temos direitos estabelecidos (porque somos seres humanos), pela DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS.


Segue abaixo alguns artigos.


INDISPENSÁVEl PARA Qualquer SOBREVIVÊNCIA.


Ressalto os artigos IX- XII - XIX- XXII
Mas pra quem não tem acesso, leia todos, please.


Declaração dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem.


Artigo I.

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Artigo II.

1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

Artigo III.

Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.


Artigo IV.

Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.
Artigo V.

Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Artigo VI.

Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.

Artigo VII.

Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

Artigo VIII.

Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.

Artigo IX.

Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.

Artigo X.

Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir sobre seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.

Artigo XI.

1. Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.
2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.

Artigo XII.

Ninguém será sujeito à interferência em sua vida privada, em sua família, em seu lar ou em sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

Artigo XIII.

1. Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada
Estado.
2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.

Artigo XIV.

1. Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.
2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

Artigo XV.

1. Todo homem tem direito a uma nacionalidade.
2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.
Artigo XVI.

1. Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução.
2. O casamento não será válido senão com o livre e pleno consentimento dos nubentes.
3. A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado.

Artigo XVII.

1. Todo ser humano tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros.
2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade.

Artigo XVIII.

Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular.

Artigo XIX.

Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

Artigo XX.
1. Todo ser humano tem direito à liberdade de reunião e associação pacífica.
2. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação.

Artigo XXI.

1. Todo ser humano tem o direito de fazer parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.
2. Todo ser humano tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.
3. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

Artigo XXII.

Todo ser humano, como membro da sociedade, tem direito à segurança social, à realização pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade.

Artigo XXIII.

1. Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
2. Todo ser humano, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.
3. Todo ser humano que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.
4. Todo ser humano tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.

Artigo XXIV.

Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas.

Artigo XXV.

1. Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe, e a sua família, saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.
2. A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio gozarão da mesma proteção social.

Artigo XXVI.

1. Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
2. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.
3. Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.

Artigo XXVII.

1. Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir das artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.
2. Todo ser humano tem direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica literária ou artística da qual seja autor.

Artigo XXVIII.

Todo ser humano tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declaração possam ser plenamente realizados.

Artigo XXIX.

1. Todo ser humano tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível.
2. No exercício de seus direitos e liberdades, todo ser humano estará sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer as justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática.
3. Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

Artigo XXX.

Nenhuma disposição da presente Declaração pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado à destruição de quaisquer dos direitos e liberdades aqui estabelecidos.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

que difícil....

"Duas flores vermelhas" - ( "uma com pezinho", diz o Fernando - Lago Igapó - Londrina - por Fernando Martinez). Amplie a imagem clicando na foto.

Hoje estou lenta. Brota um silêncio dentro de mim. Pensamentos vagos sobre a vida, sobre o que somos, sobre o mundo, sobre as amizades, sobre os instantes, sobre o amor e sobretudo, sobre a morte.

O Fernando me mandou essa foto logo que voltei para SP. Ofereço pra você minha amiga eterna.

Não imagino quem lê esse blog. O fato é que preciso fazer aqui uma homenagem - não sei, é estranho, não gostaria de estar fazendo isto.

Perdi uma grande amiga em 05/01/2009 - Só fiquei sabendo no sábado - Flávia Alvarez. A Flavinha era casada com o Fernando Martinez.

A Flavinha, aqui na terra, era um anjo disfarçada de gente. Uma das coisas mais belas que já vi e que passou por minha vida, e com certeza de muitas pessoas. Se foi jovem demais. É difícil acreditar.

"Mas saiba, Flavinha, que dancei muito, muito na virada em sua homenagem, você adovara me ver dançar e dizia que eu precisa dançar mais (rsrs). Chorei demais também. Eu sou assim não tem jeito. É a minha maneira de botar as coisas pra fora".

"Mandei email pro Fernando e ele não respondeu. Achei estranho, hoje entendo, foi uma semana depois. Tentei ligar muitas vezes e nada. No sábado mandei um e-mail pra ti. O email imediatamente voltou. Achei estranho. Isso eram 8 e 43 da manhã. A Marcela chegou aqui, de Londrina, por volta da 1h da tarde. Estavamos rindo muito quando ela ficou séria e disse "Nan, tenho uma notícia pra te dar, acho que você ainda não sabe....". (Ahhh... tudo por causa de uma infecção no ouvido, minha flor!!!!") - eu disse pra Ma: "mas eu mandei um e-mail pra ela hoje" - A Marcela perguntou: "e aí ?" - respondi.... "voltou".

Terei sempre na memória os momentos maravilhosos que vivemos em sua casa. Nossas conversas... suas palavras sábias. Sua voz... seus gritos de felicidade.... você sabe de sua importância pra mim.

Os amigos verdadeiros nunca se separam. Estou aqui escrevendo mas é como se nada tivesse acontecido. Nada aconteceu. Nada aconteceu.



Virada "the best"

Pra mim foi mágico. Lógico, não foi bem como eu planejei (rsrs), isso porque eu não quis ficar na fila do municipal - não tinha muita gente quando cheguei, mas achei mais interessante ver os outros shows do que ficar parada ali. Voltei ao municipal na hora dos shows e assisti pelo telão um pedaço do Arrigo e o show (maravilhoso) do Tom Zé.

Não consegui assisitir Velhas Virgens - foi impressionante, lotado, lotado.....eu não esperava - muita gente encima dos banheiros, das árvores... louco (rsrs). Ontem foi mais sossegado. Foi bom demais. Quem estava lá sabe. É difícil me acompanhar, mas quem consegue, não se arrepende, depois até me agradece (rsrs).

E um pessoal de Londrina: alugaram uma Van e vieram pra Virada, adorei. Encontrei ainda outras pessoas de Londrina... alguns que são de lá e estão morando aqui e também no interior. Bacana ter reencontrado vocês.
E você Flávia, no pensamento. Hoje fiquei sabendo o que realmente aconteceu. Na verdade eu não queria acreditar. Como é difícil.


sábado, 2 de maio de 2009

Nell na Virada

A Nell minha irmã querida (essa é irmã de verdade, digo, de sague) vai estar soltando a voz ás 2h da manhã na Virada - pois é, tem Velhas Virgens no outro palco e outros - e a gente entra em ação: "corra Lola".

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Agenor Evangelista

Parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades...muitos anos de vida!

Ontem foi aniversário do Agenor Evangelista - grande artista plástico e meu amigo. Coloquei aqui alguns desenhos do cara - pequeníssima mostra. Agenor mora em Londrina. Seus desenhos estão em cartões telefônicos e como acima, na capa da lista telefônica de Londrina. O cara é do tipo que não tem papas na língua, é divertidíssimo, cheio de energia, pra lá de talentoso, e muito amigo. Beijão Agenor.




E esse é o Cara.



Pra se ver várias vezes

Pra quem não viu esse maravilho, belo, ousado, arriscado, lindo Goooolllllllll

Ou pra quem quiser rever.... rever, rever, e rever.....

Tá aí o link do vídeo - só clicar abaixo ...
Com 40% da verba cortada, A Virada Cultural 2009, na minha opinião, está melhor que o ano passado. Amanhã eu gostaria de ser pelo menos cinco Nancys (rsrs). Na impossibilidade, tentarei fazer como no ano passado, tentando imitar a personagem daquele filme alemão "Corra Lola, Corra". Mas com certeza vão me achar na fila do Teatro Municipal para ver Egberto Gismonti - já que é tão difícil o cara fazer show aqui no Brasil. Penso também ver o Arrigo, e meu amado Tom Zé.

Também espetáculos de dança, lógico, e o máximo que conseguir de shows. Gente, tem muita coisa boa!!!!

E ontem ri demais com um amigo. Ele me disse, não sei se é verdade, que a Jane e o Erondi, estão separados há 20 anos (rsrs). Ficamos tentando imaginar o que eles vão cantar. Eu tinha ódio mortal de "não se vá" - imagina quantas aguentei: "Nancy vá..."

Adoro o clima da Virada. A cidade fica mágica. Acho lindo.