quarta-feira, 1 de abril de 2009

!Arará! Histórias que os Ossos Cantam

Texto, direção, coreografia, cenário, figurino Maura Baiocchi
Iluminação Rodrigo Garcia
Produção Wolfgang Pannek
Elenco Mariana Maffei e Kleber Ribeiro

Assisti esse espetáculo na Galeria Olido. Adorei. Mariana e Kleber, apesar de estarem estreando na época, madaram muito bem. O texto é inteligente, um tanto sarcástico (no bom sentido), pesado e bem humorado ao mesmo tempo. A Mariana manda praticamente sozinha todo o texto, e o faz muito bem. As imagens nos levam para outro tempo, e ao final nos damos conta que estamos aqui, ou lá, sentados, com um nó na garganta.

Ambientada no ano 2222, durante a 'era da portunholização da sociedade e da cultura em todo o mundo', a peça satiriza conceitos como poder, misticismo, morte e reencarnação. Em cena: o moribundo Presidente (reumático, andróide e médium) da Liga Transgênica dos Adoradores da Mentira Principal, transforma os seus últimos momentos de vida em um evento público para que seu fim seja comemorado ao invés de lamentado: "Depois de morrer e transmigrar nove vezes como:Crisântemo, digo, Girassol da Rússia, Abelha Rainha, Abelha Operária, Tarzan, Osso Duro de Roer, Bambi, Pedra no Sapato, Lady Macbeth e finalmente como Presi-Dente da Liga Transgênica dos Adoradores da Mentira Principal, parto para o Além, de onde nunca mais poderei voltar", esclarece. Em estado de pré-coma, alterna lucidez com delírio, recebe entidades, psicografa A. Artaud, faz previsões, dança a dança dos mortos do México e compartilha seus últimos desejos com o seu solene assistente-enfermeiro, o Cambono, e com os fiéis e sócios (o público) da Liga. Essa tríade se une e proclama numa energizante e só voz, o grito de esperança que redime e salva a todos: !ARARÁ!

!Arará! Histórias que os Ossos Cantam
2 a 12 de Abril de 2009 - quinta a sábado: 21h domingo 21h
VIGA Espaço Cênico SP - Rua: Capote Valente, 1323 - entre rua Heitor Penteado e rua Amália de Noronha - Metrô Sumaré - fone: (11) 38011843

Nenhum comentário:

Postar um comentário